segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tribos Urbanas: Harajuco

O Japão é um país em que as pessoas tendem a se individualizar, buscando estilos diferentes e se agrupando em tribos de identidades próprias.
Neste contexto, surgiu um grupo de jovens vestidos de maneira inovadora e exagerada: as Harajucas. O termo Harajuco tem origem na área próxima a estação de trem Harajuco,em Tóquio. Essa região ficou famosa por suas butiques, brechós e cafés, além das próprias harajucas que se reúnem principalmente aos domingos, para conversarem, dançarem e se exibirem.



A mistura de roupas, cores e acessórios associados a influências diversas,criam várias divisões dentro da tribo Harajucas: Gothic Lolita,Visual Kei, Kawaii, Ganguro e Cosplay.
Gothic Lotitas ou GothLoli são jovens que se vestem a partir de influências das roupas usadas por mulheres e crianças da Era Vitoriana e suas bonecas de porcelana. Além disso, as lolitas japonesas se inspiram no estilo gótico, em filmes de terror, nos punks e em personagens de anime, variando entre um look dark ou mais delicado.



Visual Kei se refere a um movimento entre os roqueiros japoneses e é caracterizado pelo uso de roupas e cabelos elaborados, looks excêntricos e maquiagem pesada. A palavra “kei” na expressão Visual Kei significa estilo ou tipo, relacionando-se ao estilo musical adotado por eles: o Rock Gótico dos anos oitenta, o Punk, o Heavy Metal, ou até os três ao mesmo tempo. Além de reunir-se na Ponte Jingu Bashi, próxima a Estação Harajuco, os Visual Kei também se vestem em shows, encontros e outros eventos.



Kawaii são assim chamadas por sua aparência “fofa” e “bonitinha”. Vestem-se com roupas de criança, com laços, cores pasteis e acessórios de bichinhos ou personagens de anime.



Seguindo a mesma linha das Kawaii, as Decora são jovens que usam cores fortes, presilhas e laços no cabelo, sobreposições e acessórios coloridos como: bichos de pelúcia e plástico e bijuterias que fazem barulho quando se movimentam.



Cosplay é abreviação de Costume Play, e consiste no grupo que se veste como personagens de anime,mangá e vídeo-games. São freqüentemente vistos em eventos públicos, shows e festas dedicadas à tribo. No distrito de Akihabara, em Tóquio, existem vários cosplays cafés, nos quas até as garçonetes se fantasiam.



Ganguro surgiu no início da década de 1990, mas só se popularizou nos anos 2000. O estilo consiste em um bronzeado intenso, acompanhado de cabelos descoloridos em tons de cinza, prata e laranja, além de batom e sombra brancos. Shorts, minissaias, sarongs de tie- dyed, brincos, colares e braceletes são peças chave do seu vestuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário