terça-feira, 16 de junho de 2009

Arte Conceitual

“Uma arte na qual o material é o conceito. Como os conceitos tem intima ligação com a linguagem, a arte do conceito é uma espécie de arte da qual o material é a linguagem”

A arte conceitual é aquela arte que é feita para envolver mais a mente do espectador, do que seu olhar ou suas emoções, a idéia em si, mesmo não se tornando visual, ainda é uma obra de arte tanto quanto outro produto acabado.

Esse conceito surgiu no fim da década de 60, designado como arte da idéia ou da informação, com esse preceito de que as idéias ou conceitos é que constituem a verdadeira obra. Seja em qualquer atividade (arte performática, videoart, sound art, etc), nada mais é reconhecido como apenas veiculo para apresentar um conceito, pois ele renuncia completamente o objeto físico, usando mensagens verbais ou escritas para transmitir idéias.


Boa parte da arte conceitual assume a forma de documentos, propostas escritas, filmes, vídeos, performances, fotografia, instalações, mapas ou formulas matemáticas. Os artistas muitas vezes usavam de modo consciente formatos visualmente desinteressantes com o intuito de focar a atenção sobre a idéia ou a mensagem central. As atividades ou pensamentos apresentados poderiam ter acontecido em outros lugares, espacial ou temporalmente, ou simplesmente na cabeça do espectador. Estava implícito o desejo de desmistificar o ato criativo e dar poderes ao artista e ao espectador, rompendo com as preocupações do mercado de arte.

As idéias da arte conceitual continuam a subjazer a boa parte da arte contemporânea. Muitos artistas que não podem ser encaixados facilmente em categorias tem sido denominados artistas conceituas, como Gabriel Orozco, Simon Patterson, Susan Hiller, Juan Munoz e Peter Kennard.


A moda se refere ao nossos modos e costumes. Aquilo que agente veste é aquilo que aceitamos. Com a arte conceitual, a moda também procura se afirmar e valorizar o ser como indivíduo. O estilista passa seu conceito através da atmosfera do desfile e de suas criações que fogem do vestuário comum e dão espaço ao personagem surreal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário